quinta-feira, 28 de junho de 2012

Aracati e sua infra-estrutura.

Esta terra carece de infra-estrutura, disto sabemos. O calçamento é de pedra tosca. Pré-histórico, não é? Se há códigos para disciplinarem edificações ou mesmo Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, parece que não são seguidos. A cidade, em si, é mal organizada já de longas datas, porém cabe ao poder público estabelecer um ordenamento novas ruas, praças e áreas para construção residencial que surgem nas regiões periféricas. Tem de haver planejamento, esquadrinhamento e paisagismo. Como bem diz o "baião de Aracati", a cidade cresce mais torta que nem uma linha. O Pedregal, do outro lado da ponte sobre o Rio Jaguaribe é um caso sério. Muitos altos e baixos, sem pavimentação em diversas ruas...

Também deve-se criar sistemas de drenagem de águas pluviais, através de estudos de engenharia. Sabemos bem o quão fica caótico ao chover por aqui. Algumas vias ficam intransitáveis.

Outra questão a se considerar diz respeito ao comércio em calçadas e esquinas do centro. O pedestre se priva muitas vezes de espaço para transitar. Urge a necessidade de se criar um lugar para concentrar este comércio popular. Acessibilidade então... fico imaginando a dificuldade dos cadeirantes ao transitarem pela Rua do Comércio ou Cel. Pompeu. Padronizar calçadas seria de grande valia.

Nenhum comentário: